Arraiá Inclusivo leva alegria a crianças com deficiência em Mangabeira

Projeto Somos Capazes

Arraiá Inclusivo leva alegria a crianças com deficiência em Mangabeira

19/06/2022 | 20:00 | 80

O Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, em Mangabeira, tem sido o cenário de um novo universo para crianças com algum tipo de deficiência, seja física ou cognitiva. Neste domingo (19), foi realizado o Arraiá da Inclusão, dentro do projeto Somos Capazes, que tem à frente a Associação Paraibana de Autismo (APA), ONG Incluir e Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), com apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). 

imagem20-06-2022-10-06-42

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, disse que a Tardezinha Inclusiva é uma experiência muito forte e valorosa para a Funjope e a Prefeitura e destacou a importância do projeto que envolve arte e cultura. “Hoje temos certeza de que o projeto foi totalmente adotado pelas famílias e já contamos com crianças, mães, pais que vêm de diversas outras cidades para passar um momento de festa, de alegria coletiva e de interação com outras crianças e outras famílias. Isso é muito gratificante para todos nós que fazemos a Funjope”, acrescentou. 

Neste domingo, foi uma tarde inteira com comidas típicas, forró e a participação da Quadrilha do Mickey e da Minnie. Além disso, houve a participação de personagens como o Pocoyo, palhaços Baba Baby e Kika, a Turma Tá Beleza, com Nik Fernandes e o DJ Jhonny Fernandes. 

Na ocasião, foi comemorado ainda o Dia Internacional do Orgulho Autista que é lembrado no dia 18 de junho e, no final, houve a escolha do casal matuto mais tradicional do Arraiá da Inclusão. 

A Tardezinha Inclusiva, porém, vai além da brincadeira. Por lá, também há o momento de falar sério sobre saúde. Para isso, vários parceiros têm atuado em todas as edições. Nesta, as crianças e suas mães participaram de oficinas com nutricionista, fonoaudióloga, psicopedagoga, psicóloga clínica, e arte-educador. Com tantas mãos juntas, a ação da Funjope tem sido uma forma de promover a inclusão por meio da arte em um trabalho inovador e único. 

imagem20-06-2022-10-06-43

Também aconteceu a Feirinha Inclusiva com produtos feitos pelas mães dessas crianças, incluindo artesanato e produtos alimentícios. Esta edição terminou com uma participação especial do sanfoneiro Mô Lima.

  • Texto: Lucilene Meireles Edição: Katiana Ramos Fotografia: Daniel Silva/Assessoria

  • Secretarias

    funjope

  • Tags

    cultura funjope projeto tardezinha inclusiva são joão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.