Novo post criado em 18 de Jun de 2022 as 09:32:19

O Maior São João do Mundo completa sua primeira semana de evento em 2022 com a conquista de ter transformado mais de 7 toneladas de resíduo em material reciclável. Esse trabalho foi possível graças aos 40 catadores que estão trabalhando na festa pelo Recicla São João. A coleta de latas, papéis, plásticos e papelões proporciona, além de uma festa mais bonita e ecológica, uma destinação ambientalmente responsável para os resíduos produzidos e também uma renda extra para os catadores envolvidos no projeto, já que além do salário eles também são beneficiados com o valor gerado com a coleta.

imagem18-06-2022-09-06-20

“Esses dois anos sem São João foram muito ruins, pois a gente não tinha tanto material para reciclar. Quando tudo acaba a gente consegue por volta de R$ 1.500 a R$ 2.000 para cada só com a coleta, fora o salário. A gente fica mais alegre pois leva o sustento pra casa e as pessoas reconhecem que o trabalho da gente é importante”, disse Paulo Victor, que trabalha na fiscalização.

imagem18-06-2022-09-06-21

Por meio da coleta seletiva, uma média de uma tonelada de resíduo reciclável têm sido separados diariamente. Pela quantidade de material gerado, de acordo com a coordenadora e responsável pelo projeto, Rafaela Oliveira, a unidade de triagem já estava quase sem espaço. “Já fizemos o carregamento de um caminhão de papelão, o resíduo reciclável ocupa muito espaço. Estávamos quase sem espaço, então já enviamos para a indústria”, alegrou-se a coordenadora.

imagem18-06-2022-09-06-23

Maria José, que é catadora no São João há 3 anos, comentou como esse número é importante. “Quanto mais a gente coletar, melhor. Cada um da gente trabalha em uma cooperativa e com essa forma de reciclagem vem um dinheirinho a mais para a gente ajudar a família”, disse Maria.

O total de material recuperado, durante os 7 dias de evento, foram 7.349 kg de resíduos recicláveis, entre eles estão produtos e embalagens de papel, papelão, plásticos e metais. Além disso, já foram destinadas 770 garrafas de vidro.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.