Semam encerra I Encontro Iclei Nordeste com visita técnica às piscinas do Seixas

Mudança climática

Semam encerra I Encontro Iclei Nordeste com visita técnica às piscinas do Seixas

15/06/2022 | 18:30 | 90

Os secretários de meio ambiente de cidades do Nordeste, parceiros e integrantes de organizações não governamentais participaram nesta quarta-feira (15), durante toda a manhã, de uma visita técnica na área das piscinas do Seixas. A atividade encerrou o I Encontro Iclei Nordeste, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, em parceria com Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade.

imagem16-06-2022-10-06-52 imagem16-06-2022-10-06-53

O secretário de Meio Ambiente da Capital, Welison Silveira, reforçou a compreensão que as cidades são os principais ambientes das populações. “Vivemos nos municípios. Pensar soluções ambientalmente viáveis nas cidades é uma questão urgente. E o I Encontro Iclei Nordeste teve esse aspecto. Estabelecemos diálogos com as prefeituras do Recife, Serra Talhada, Natal. O Iclei fez ainda uma parceria com o Consórcio Nordeste de Governadores – e todas essas parcerias só foram possíveis de serem construídas a partir das discussões promovidas no I Encontro Iclei Nordeste”, afirmou.

Karina Massei, da Inpact, Claudia Cunha, da Mares sem Plástico e Davi Montenegro, do Escritório Praia Caribessa, falaram sobre como os ambientes marinhos vem sendo impactados pelo lixo, plásticos e exploração costeira desordenada. Elas demonstraram como atuam com educação ambiental, com foco nas crianças, que são potenciais multiplicadores das ações educativas. Davi Montenegro, do Caribessa, explicou como vem atuando na área da praia do Bessa, em João Pessoa, orientando banhistas e explicando como as pessoas podem desfrutar do espaço da praia preservando.

Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do Iclei América do Sul, fez um balanço extremamente positivo do encontro. “É muito importante que tenhamos o tempo de parar e refletir sobre experiências que estão dando certo nas cidades e partilhar essas experiências. São ideias que podem ser replicadas. Outro aspecto que destaco é o fortalecimento da rede de gestores públicos e as parcerias firmadas com a sociedade civil organizada”, destacou.

imagem16-06-2022-10-06-55 imagem16-06-2022-10-06-57

  • Texto: Jô Vital Edição: Felipe Silveira Fotografia: Assessoria

  • Secretarias

    semam

  • Tags

    encontro ICLEI meio ambiente semam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.