Cia de Dança de João Pessoa terá encontro com Escola Bolshoi em turnê na Capital

Próximo sábado

Cia de Dança de João Pessoa terá encontro com Escola Bolshoi em turnê na Capital

16/06/2022 | 19:00 | 21

A Companhia Municipal de Dança de João Pessoa irá participar de um encontro com integrantes da Escola Bolshoi Brasil, durante a Turnê Nordeste. O evento acontece no próximo sábado (18), a partir das 9h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. A Cia de Dança é mantida pela Prefeitura da Capital, através de sua Fundação Cultural (Funjope).

“A Cia de Dança vem dando sinais muito claros da sua força, da sua presença e da sua importância no cenário da dança de João Pessoa e da Paraíba. Montamos a Cia há pouco mais de um ano e já em 2022, estamos colhendo os frutos com três espetáculos próprios já realizados”, destacou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Além de tudo, segundo ele, há um processo de educação e formação. “Acho que é o fundamental de uma companhia de dança no ambiente que nós criamos”, acrescentou. “Ficamos muito felizes por poder contribuir para mudar a vida e a rotina de crianças e, ao mesmo tempo, poder ofertar à cidade de João Pessoa bons espetáculos criados pela nossa Cia de Dança”, completou o diretor.

imagem16-06-2022-22-06-57 imagem16-06-2022-22-06-00

A diretora da Cia de Dança, Stella Paula Carvalho, destacou que esses intercâmbios são de suma importância.  “Essa parceria que traz o Bolshoi para cá, mais uma vez, é importantíssima. Isso é muito bom e a Companhia vai ter a possibilidade de ver outros estilos de dança, especialmente os bailarinos que não foram do Bolshoi. E os que foram, vão reviver esse trabalho”, afirmou.

Para o chefe da Divisão de Dança da Funjope, Geovan da Conceição, a parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola Bolshoi é uma oportunidade para transformar a vida de muitos jovens. “Desde 2002, quando o Bolshoi esteve pela primeira vez em nossa cidade, dez crianças tiveram suas vidas transformadas pelo poder da arte. Espero que essa relação seja ainda mais duradoura e que muitos outros jovens vivenciem as grandes oportunidades que esta escola pode oferecer”, pontuou.

A parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi foi iniciada em 2002, durante gestão do então prefeito Cícero Lucena, e retomada no fim do ano passado. Atualmente, cinco estudantes selecionados da Rede Municipal de Ensino estão em Joinville, no processo de formação.

Seleção Bolshoi – Além desse encontro, a Escola Bolshoi, junto à Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realiza uma pré-seleção de novos alunos. Será também no sábado, a partir das 9h, no Centro de Educação Integrada (CEI). As vagas são para candidatos de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 17 anos, conforme data de nascimento descrita no edital, com conhecimento em dança.

Nesta etapa, da pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo. As inscrições ocorrem até o dia 18 de junho, no site da Escola Bolshoi. Mais informações no link.

  • Texto: Annaline Araújo Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: Kleide Teixeira – Arquivo/SECOM

  • Secretarias

    funjope

  • Tags

    Bolshoi Cia de Dança Companhia Municipal de Dança dança Escola Bolshoi Brasil funjope sedec Turnê Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.