Hospital Santa Isabel promove palestra sobre pacientes em cuidados paliativos

Na quarta-feira

Hospital Santa Isabel promove palestra sobre pacientes em cuidados paliativos

13/06/2022 | 20:30 | 84

Preparar cada vez mais os profissionais para lidar com pacientes que se inserem no perfil de cuidados paliativos, diminuindo seu sofrimento e também dos familiares. Este é o objetivo da palestra que será realizada, na próxima quarta-feira (15), no Centro de Estudos do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI).

Com o tema ‘Comunicação de Más Notícias’, a palestra tem como público-alvo médicos, residentes, internos, psicólogos e colaboradores do Serviço Social da unidade hospitalar. O encontro, que começa às 8h30, terá dois palestrantes: o coordenador da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Santa Isabel, o médico intensivista e paliativista Nolan Palma; e a psicóloga Mércia Silveira.

O médico Nolan Palma explica que, os cuidados paliativos, por conceito, se inserem na filosofia do olhar holístico ao paciente e seus familiares. “Além do tratamento impecável dos sintomas físicos, os cuidados paliativos têm propriedade de agir nos seus anseios sociais, psicológicos e espirituais, principalmente aos pacientes com prognósticos reservados e em fase terminal de doença, preparando também os envolvidos para o luto. Além da extrema importância no cuidado aos enfermos e seus familiares, o cuidado paliativo tem relevante papel na gestão de recursos”, afirma. 

Definição – Os cuidados paliativos são um conjunto de ações multiprofissionais que visam qualidade de vida para aqueles pacientes com doenças graves, ameaçadoras da vida.

Núcleo – O Núcleo de Educação Permanente do Hospital Santa Isabel é coordenado pela enfermeira Margonia Palitot.

  • Texto: Glaudenice Nunes Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: arquivo/ Secom-JP

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    Centro de Estudos cuidados paliativos hospital santa isabel pacientes palestra saúde SMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.