João Pessoa amplia segunda dose de reforço contra Covid-19 para público 50+ e trabalhadores de saúde

Nesta segunda-feira

João Pessoa amplia segunda dose de reforço contra Covid-19 para público 50+ e trabalhadores de saúde

04/06/2022 | 12:00 | 112

imagem04-06-2022-16-06-45

A Prefeitura de João Pessoa vai ampliar a faixa de idade para a vacinação da segunda dose de reforço de imunizantes contra a Covid-19. A partir desta segunda-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia a vacinação dos trabalhadores de saúde e do público com idade a partir dos 50 anos de idade que tenham recebido a terceira dose há, pelo menos, 120 dias. Neste sábado (4), está acontecendo o ‘Dia D’ de Mobilização contra Influenza, Sarampo, Covid-19 e atualização da caderneta de vacinação de adultos e crianças.

Ao todo, cem postos de vacinação foram disponibilizados à população, incluindo: unidades de saúde da família – com exceção de USF Ipês e USF Alto I (Distrito Sanitário IV) e USF Timbó II (Distrito Sanitário V); Parque Solon de Lucena; Centro Municipal de Imunização (Torre); e Policlínicas Municipais de Saúde – que funcionaram até 12h. No estacionamento do Shopping Mangabeira (pedestres e drive thru), o serviço segue até as 16h.

O segurança Rosivan Xavier, que é hipertenso, foi ao posto do Parque Solon de Lucena vacinar a filha Raiane Beatriz, de 5 anos, contra a Influenza, e aproveitou para ser imunizado também, já que é hipertenso. “O calendário vacinal dela está todo completo, incluindo a do sarampo, que está incluído na campanha”, afirmou.

imagem04-06-2022-16-06-47 imagem04-06-2022-16-06-48

Já a cabeleireira Edilene Silva, foi vacinada duas vezes para se proteger da gripe e da Covid-19. “Estive bem doente mês passado, então, vim receber os dois imunizantes. Como já completei 60 anos, tomei a da gripe e a segunda dose de reforço contra a Covid-19”, conta ela, que afirma cuidar bastante de sua saúde, com a prática de exercícios físicos e alimentação nutritiva.

As vacinas de rotina e a que previne contra a Influenza podem ser administradas juntamente com a vacina que previne a Covid-19. A exceção é para as crianças de 5 a 11 anos.

Cobertura baixa – O chefe da Seção de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, afirma que o índice vacinal contra Influenza está baixo, em João Pessoa. “Esta campanha é um chamamento da população aos imunizantes. Nossa cobertura é de apenas 42% desde que iniciamos a vacinação contra Influenza. Porém, nossa meta é vacinar 90% do público da campanha, que inclui as pessoas com mais vulnerabilidade ao adoecimento pelo vírus da gripe”, observou.

Fernando Virgolino destaca que as pessoas devem ser vacinadas todos os anos, em razão das mutações das cepas do vírus da gripe. Ele afirma que a campanha será estendida até 24 de junho para que o índice seja alcançado.

imagem04-06-2022-16-06-49

Público-alvo – A vacina contra Influenza está disponível para os seguintes grupos: pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, portuários, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Sarampo – A vacina que previne contra o sarampo é destinada aos trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação.

Covid-19 – Neste sábado, a vacinação contra Covid-19 imuniza todos os públicos a partir dos cinco anos de idade e sem necessidade de agendamento. A campanha atende crianças de 5 a 11 anos, além de segundas doses da Coronavac (28 dias após a primeira dose), Pfizer (60 dias), Astrazeneca (90 dias) e Janssen.

Pode tomar a terceira dose a população com idade a partir de 12 anos (120 dias após a segunda dose), imunossuprimidos (28 dias) e os trabalhadores de saúde (120 dias). A aplicação da quarta dose até este sábado é destinada para os indivíduos imunossuprimidos e idosos a partir dos 60 anos, que tenham recebido a terceira dose há, pelo menos, 120 dias.

  • Texto: Thadeu Rodrigues Edição: Felipe Silveira Fotografia: Dayse Euzébio

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    caderneta covid imunização influenza sarampo Saude SMS vacina vacinação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.