Alunos da Rede Municipal elegem demandas prioritárias para bairros e comunidades

‘Você Prefeito nas Escolas’

Alunos da Rede Municipal elegem demandas prioritárias para bairros e comunidades

28/05/2022 | 19:00 | 31

Os estudantes das escolas municipais de João Pessoa também estão participando ativamente do processo de votação que elege as políticas públicas que visam melhorar os bairros e comunidades onde moram. Através do projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’, realizado pela Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), os estudantes estão exercendo a cidadania com muito protagonismo.

imagem28-05-2022-22-05-52 imagem28-05-2022-22-05-53

Maria Helena de Morais tem 14 anos e está no 9º ano. Ela é uma das alunas protagonistas do projeto na Escola Municipal Analice Caldas, em Jaguaribe. Helena conta que é uma experiência pela qual nunca tinha passado.

“Acho muito importante, até como aprendizado, que a gente também possa escolher o que é melhor para o lugar onde vive. É uma forma de participar e não só ficar reclamando. Estamos fazendo a nossa parte também”, falou a aluna, que estará presente da próxima Audiência Pública, marcada para o dia 1º de junho.

Para o estudante do 8º ano, Nicolas Gabriel, de 13 anos, é bom para a escola ter um espaço para falar sobre o que pode ser mudado na cidade. “Assim a gente pode saber como funcionam as coisas. Acho bom que não só os adultos tenham direito a falar. Nós também temos opinião”, afirmou.

Em todas as audiências públicas do programa ‘Você Prefeito’, os alunos escolhidos como protagonistas participam, tendo lugar de fala durante o evento. “Foi uma experiência que eu nunca tinha tido. Poder falar com o prefeito Cícero Lucena foi algo que eu nunca consegui imaginar que fosse acontecer”, disse Maria Clara Santos, estudante da Escola Municipal Leonel Brizola.

imagem28-05-2022-22-05-54

O secretário executivo da Participação Popular, Thiago Diniz, explicou que o propósito do ‘Você Prefeito nas Escolas’ é despertar o senso de cidadania desde cedo nos moradores de João Pessoa. Por isso, a atenção em levar os alunos para as audiências do programa ‘Você Prefeito’.

“É muito bom que os alunos possam, através da opinião e sugestões, passar a forma como eles veem a escola e também os bairros e comunidades. Para saber que propostas eles têm para resolver os problemas, fazer suas reivindicações. Entendemos que eles serão futuros cidadãos mais participativos e mais engajados nas causas coletivas”, afirmou Thiago Diniz.

Este ano, a Secretaria Executiva da Participação Popular inovou e, numa parceria com a Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI), a votação acontece de forma online, através do link joaopessoa.pb.gov.br/voceprefeito/. Para votar, basta cadastrar o CPF.

Para conhecer mais sobre as regiões da Participação Popular, clique aqui:

Mapa das Regiões de Participação Popular de João Pessoa

  • Texto: Rogéria Araújo Edição: Andrea Alves Fotografia: Ascom/SEPP

  • Secretarias

    sepp

  • Tags

    alunos audiências públicas cidadania demandas prioritárias Estudantes nas ecolas rede municipal Secretaria Executiva da Participação Popular SEPP Você Prefeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.