Prefeitura lança projeto ‘João PessoaS – cidade inclusiva e diversa’ nesta quinta-feira

Capacitação de agentes públicos

Prefeitura lança projeto ‘João PessoaS – cidade inclusiva e diversa’ nesta quinta-feira

25/05/2022 | 18:00 | 101

imagem26-05-2022-10-05-06

A Prefeitura de João Pessoa lança, a partir das 9h desta quinta-feira (26), o projeto ‘João PessoaS – cidade inclusiva e diversa’. Trata-se de uma Cooperação Técnica entre o Município e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e envolve a Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

O objetivo é capacitar agentes públicos para a prevenção e o enfrentamento à violência, discriminações e fobias sofridas pelas populações mais vulneráveis: mulheres, população LGBTQIAP+, afrodescendentes, populações tradicionais, pessoas com deficiência, migrantes e refugiados(as), dentre outros.

O projeto tem duração de 18 meses e iniciou em dezembro de 2021 com o planejamento. A execução começa na primeira semana de junho e se encerrará em abril de 2023. Nesta primeira etapa será a jornada de sensibilização com 300 guardas civis metropolitanos e 26 representantes de 18 secretarias, além da Controladoria Geral do Município, Procuradoria, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP). Todos esses órgãos compõem o Comitê Gestor do Programa João Pessoa Sustentável. Na 2ª etapa serão capacitadas 40 pessoas.

O evento, que acontece até a sexta-feira (27), no Uniesp, prevê a criação de um Programa Municipal permanente, educativo, de prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência e discriminação no âmbito dos equipamentos públicos do município de João Pessoa, sobretudo, nas comunidades do Complexo Beira Rio e nos residenciais de contrapartida (Vista Alegre, Saturnino de Brito, São José e Colinas de Gramame).

João Pessoa Sustentável – O Programa, orçado em 200 milhões de dólares, está previsto para ser executado até 2024. São 60 ações voltadas para a redução das desigualdades, modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio do João Pessoa Sustentável, parceria celebrada entre a Prefeitura Municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a população pessoense terá mais dignidade e qualidade de vida, especialmente as que vivem em área de risco.

  • Texto: Ytalo Rodrigues e Rejane Negreiros Edição: Felipe Silveira Fotografia: Assessoria

  • Secretarias

    joao-pessoa-sustentavel seppm seguranca

  • Tags

    bid cidade inclusiva diversa João Pessoa Sustentável joão pessoas mulheres projeto semusb SEPPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.