Novo post criado em 25 de May de 2022 as 21:33:05

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 25, no plenário da Câmara Municipal de Campina Grande, a sessão especial para apresentação das ações do “Movimento Maio Amarelo”, com a temática “Juntos Salvamos Vidas!”. A propositura foi do vereador presidente do Legislativo Marinaldo Cardoso.

A solenidade contou com a participação do superintendente de Trânsito e Transportes Públicos da Prefeitura de Campina Grande (STTP), Dunga Júnior, de vereadores, representantes de sindicatos, associações, ONGs, servidores da STTP e autoridades do Sistema Nacional de Trânsito, entre membros de outros segmentos da sociedade civil organizada, a exemplo do Conselho Municipal de Transportes Públicos (Comutp).

imagem25-05-2022-21-05-06 imagem25-05-2022-21-05-07 imagem25-05-2022-21-05-09 imagem25-05-2022-21-05-10 imagem25-05-2022-21-05-11 imagem25-05-2022-21-05-12 imagem25-05-2022-21-05-14

A sessão foi aberta pelo vereador presidente da Câmara, Marinaldo Cardoso, que, em sua fala, destacou os dados estatísticos da Organização Mundial de Saúde (OMS), que devem ser refletidos em eventos como a audiência pública, constituindo-se numa ampla discussão de consciência da população para salvar vidas no trânsito.

O superintendente da STTP, Dunga Júnior, agradeceu a presença de todos e fez uma explanação da extensa programação implementada pelo órgão, com exibição de vídeos e de estatísticas, destacando que a campanha Maio Amarelo é uma soma de ações e de parcerias, que buscam mais segurança para o trânsito.

“Foi um momento especial de prestação de contas das nossas inúmeras ações neste mês de conscientização para salvar vidas no trânsito, onde destacamos os conceitos de Sistema Seguro e Visão Zero: nenhuma morte no sistema viário é aceitável. Falamos sobre a eficácia das ações contidas no Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), alinhadas com a gestão de segurança no trânsito, vias seguras, segurança veicular, educação para o trânsito e atendimento de vítimas”, disse o dirigente da STTP.

Os cases da ferramenta JU.LI.A. (Juntas Livres do Assédio), que visa coibir os casos de assédio e importunação sexual nos ônibus que fazem parte do sistema de transporte público coletivo de passageiros de Campina Grande e do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), cujos dados estatísticos fornecidos pela STTP estão sendo referendados pela Senatran e aplicados pelos os sistemas de estatísticas de trânsito do país, justamente pela exatidão dos números e em curto espaço de tempo, também foram apresentados aos vereadores e demais convidados da Audiência Pública, pelo dirigente da STTP. Dunga Júnior registrou também que, na programação do Maio Amarelo, houve a presença do Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro e dos mais de trinta dirigentes de trânsito de vários municípios do estado, quando da realização do Seminário Municipal de Redução de Acidentes.

Entre as autoridades que participaram da Audiência Pública do Maio Amarelo estavam no plenário, além do presidente da casa, Marinaldo Cardoso, os vereadores Rostand Paraíba, Jô Oliveira, Dr. Valdé Silveira, Balduíno Neto, Moises Morays, Aldo Cabral, Janduy Ferreira e Saulo Germano. Das forças de segurança pública participaram o Chefe da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Victor Sales e o Comandante da 3ª CPTran, Major Rallysson Andrade.

Também estiveram no Plenário da Câmara de Vereadores a gerente de Transportes da STTP, Araci Brasil; o coordenador de Trânsito, Daniel Araújo; a chefe de Educação de Trânsito, Joana Santos; o gerente de Trânsito, Gustavo Alvarez, além do gerente Administrativo e Financeiro da STTP, Vitor Ribeiro, entre outros colaboradores do órgão.

A programação do Movimento Maio Amarelo prossegue até o próximo dia 31, com atividades diversas em várias partes da cidade, com ações educativas nas ruas e avenidas, escolas e órgãos públicos, em parceria com a CPTran, DER, PRF, Sest/Senat e demais parceiros do Movimento Maio Amarelo.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.