Novo post criado em 21 de May de 2022 as 09:34:23

O Teatro Municipal Severino Cabral vai ser transformado no cenário de um programa radiofônico de auditório, na noite desta sexta-feira (20). Trata-se da abertura do projeto “Zabumba Lá no Forró de Biliu de Campina”. O Evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult).

imagem21-05-2022-09-05-24

O Zabumba Lá conta ainda com a correalização da Pró-reitoria de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem a parceria com o Bom é na Feira, projeto com realização do Parque Tecnológico da Paraíba, e patrocinado pela Caixa Econômica. Para a edição do forrozeiro Biliu de Campina, contamos com o apoio cultural da Braiscompany, BelMaq e Sanset.

Muito forró e coco sincopado são garantidos a partir das 19h, com nove convidados homenageando um dos mestres da cultura popular de Campina Grande, em três blocos de programa. Além de muita música, o hall do Teatro sediará uma mostra do artista.

Elementos documentais, incluindo filmagens no sítio Volta dos Paus Brancos, entre Queimadas, Campina Grande e Caturité, foram colhidos e também farão parte da construção dessa importante noite.

O Zabumba Lá de Biliu é o primeiro de quatro programas. Na sexta-feira da semana que vem (27), será a vez da homenageada Marinês, a “Rainha do Xaxado”. Dia 8 de junho será a noite de Diomedes, “O Dedo de Ouro”. E dia 14 de junho, o último homenageado, Parafuso, dos “3 do Nordeste”.

Vale pontuar que o evento será presencial, mas também transmitido pelos canais da Prefeitura e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), parceira em toda produção e execução do projeto. Os ingressos, por sua vez, são gratuitos e podem ser retirados no perfil do Teatro Municipal na plataforma Sympla, pelo link: https://www.sympla.com.br/zabumba-la__1577688

Biliu não apenas será homenageado, como também está participando ativamente da produção, seja concedendo entrevistas, viajando com a equipe, participando de ensaios, além, é claro, de ter presença garantida no Teatro Municipal.

Ele se mostra satisfeito com o momento, apesar de estar em recuperação: “Eu amo a cultura e adoro Campina Grande. Agradeço demais a lembrança artística e espero ver muita gente querida no teatro na noite do Zambumba Lá”, comentou.

Início do projeto

O Zabumba Lá 2021 homenageou outros grandes nomes da cultura na cidade: Zé Bezerra, Zé Lagoa (Rosil Cavalcante), Seu Vavá (Genival Lacerda) e Cabeção (Joacir Oliveira).

A transmissão foi realizada pela UEPB e segue disponível no canal da Prefeitura, como um importante equipamento de pesquisa cultural e histórica. https://www.youtube.com/c/PrefeituraMunicipaldeCampinaGrande/videos.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.