Novo post criado em 18 de May de 2022 as 07:31:47

Campina Grande começou a sediar nesta segunda-feira, 16, a programação realizada pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), em alusão à 20º edição da Semana Nacional dos Museus. A iniciativa é uma parceria do Ibram com os museus de todo o país. A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), participará dos eventos que serão realizados até a próxima sexta-feira, 20.

O cronograma inclui atividades como rodas de conversas, palestras, shows musicais e mesas redondas, além de conhecer a iconografia do Museu de Arte Popular da Paraíba, através das janelas históricas.

imagem18-05-2022-07-05-49 imagem18-05-2022-07-05-50 imagem18-05-2022-07-05-51

As atividades acontecerão no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), no Sesi Museu Digital, no Museu Vivo do Nordeste e na Escola Municipal Mariinha Borborema. 

A temporada cultural acontece todo ano, sendo uma das ações da Política Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus, e marca a comemoração do “Dia Internacional dos Museus”, celebrado no dia 18 de maio, e tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo assunto.

Com o tema “O Poder dos Museus”, a proposta do evento, neste ano, é reconhecer nos museus a capacidade de se reinventar em momentos de crise, de ser partícipe em processos de transformação social e agentes de mudanças conectadas com a história, cultura, arte, ciência e com a vida.

De acordo com a coordenadora de Educação Patrimonial da Secretaria Municipal de Educação, Giovanna Aquino, os museus têm importância singular nos processos educacionais. 

“Os museus podem ser vistos não apenas como espaços de memória e locais de recordação, mas também como instrumento pedagógico a favor do aprendizado, pois é por meio das fontes da cultura material e imaterial que se demonstra o fazer humano, é preciso que os alunos se reconheçam nesses lugares como protagonistas da história”, ponderou Giovanna.

As atividades tiveram início nesta segunda-feira, 16, às 18h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), localizado na rua Severino Cruz, s/n, no centro de Campina Grande, com o Show Musical – “De repente no Museu” – shows com diversos repentistas com o mote sobre a cultura popular e o poder dos museus. 

Confira a programação:

16/05 – 18h às 20h  

EMEF Félix Araújo 

1º. e 2º. Ciclo EJA (Anos Iniciais) 

Museu de Arte Popular Paraíba MAPP – rua Severino Cruz, SN – Centro

Show Musical – “De repente no Museu” – shows com diversos repentistas com o mote sobre a cultura popular e o poder dos museus.

17/05 – 18h às 20h 

EMEF Anis Timani 

2º. Ciclo EJA (Anos Iniciais) 

Museu de Arte Popular Paraíba MAPP – Rua Severino Cruz, SN – Centro 

Outras cantorias

Atração cultural: Caio César e convidados, repentes e cantorias diversas.

Exposições: “Bendita Seja” Curadoria: Rebeca Souza e Potiguares cenas e poemas. Curadoria: Normanda e Maria da Paz (paizinha)

18/05 – 18h às 20h 

EMEF Dr Chateaubriand e EMEF Apolônia Amorim 

1º. 2º. Ciclo EJA (Anos Iniciais) 

Museu de Arte Popular Paraíba MAPP – Rua Severino Cruz, SN – Centro

O fole de oito baixos e outros sons na voz dos mestres das artes

Atração cultural: Luizinho Calixto e João Calisto. Homenagem a Biliu de Campina.

Exposições: “Bendita Seja” Curadoria: Rebeca Souza e Potiguares cenas e poemas. Curadoria: Normanda e Maria da Paz (paizinha)

19/05 – 18h às 20h 

EMEF Anésio Leão 

1º e 2º Ciclo EJA (Anos Iniciais) 

Museu de Arte Popular Paraíba MAPP – Rua Severino Cruz, SN – Centro

Vozes de mulheres

Atração cultural: Aparecida Pinto e convidadas

(musicista Lua Alves)

Exposições: “Bendita Seja” Curadoria: Rebeca Souza e Potiguares cenas e poemas. Curadoria: Normanda e Maria da Paz (paizinha)

20/05 –  18h às 20h 

EMEF Manoel da Costa Cirne e EMEF Tiradentes 

1º. 2º. 3º. e 4º Ciclo EJA (Anos Iniciais e finais) 

Museu vivo do Nordeste

Rua Manoel Joaquim Ribeiro, 2017 Bodocongó 

Roda de conversa: O poder dos Museus e a História de vida na construção da cidadania.

Organizador do diálogo, o curador do espaço museal:  prof. Adonhiran Ribeiro

Visitação ao acervo do “Museu Casa”

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.