Novo post criado em 17 de May de 2022 as 16:33:35

Campina Grande começou a sediar nesta segunda-feira, 16, a programação realizada pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), em alusão à 20º edição da Semana Nacional dos Museus. A iniciativa é uma parceria do Ibram com os museus de todo o país. A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), participará dos eventos que serão realizados até a próxima sexta-feira, 20.

imagem17-05-2022-16-05-37 imagem17-05-2022-16-05-37 imagem17-05-2022-16-05-38 imagem17-05-2022-16-05-39

O cronograma inclui atividades como rodas de conversas, palestras, shows musicais e mesas redondas, além de conhecer a iconografia do Museu de Arte Popular da Paraíba, através das janelas históricas.

As atividades acontecerão no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), no Sesi Museu Digital, no Museu Vivo do Nordeste e na Escola Municipal Mariinha Borborema.

A temporada cultural acontece todo ano, sendo uma das ações da Política Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus, e marca a comemoração do “Dia Internacional dos Museus”, celebrado no dia 18 de maio, e tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo assunto.

Com o tema “O Poder dos Museus”, a proposta do evento, neste ano, é reconhecer nos museus a capacidade de se reinventar em momentos de crise, de ser partícipe em processos de transformação social e agentes de mudanças conectadas com a história, cultura, arte, ciência e com a vida.

De acordo com a coordenadora de Educação Patrimonial da Secretaria Municipal de Educação, Giovanna Aquino, os museus têm importância singular nos processos educacionais.

“Os museus podem ser vistos não apenas como espaços de memória e locais de recordação, mas também como instrumento pedagógico a favor do aprendizado, pois é por meio das fontes da cultura material e imaterial que se demonstra o fazer humano, é preciso que os alunos se reconheçam nesses lugares como protagonistas da história”, ponderou Giovanna.

As atividades tiveram início nesta segunda-feira, 16, às 18h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), localizado na rua Severino Cruz, s/n, no centro de Campina Grande, com o Show Musical – “De repente no Museu” – shows com diversos repentistas com o mote sobre a cultura popular e o poder dos museus.

Confira a programação:

16/05 – 18h às 20h

EMEF Félix Araújo

1º. e 2º. Ciclo EJA (Anos Iniciais)

Museu de Arte Popular Paraíba MAPP – rua Severino Cruz, SN – Centro

Show Musical – “De repente no Museu” – shows com diversos repentistas com o mote sobre a cultura popular e o poder dos museus.

17/05 – 18h às 20h

EMEF Anis Timani

2º. Ciclo EJA (Anos Iniciais)

Museu de Arte Popular Paraíba MAPP – Rua Severino Cruz, SN – Centro

Outras cantorias

Atração cultural: Caio César e convidados, repentes e cantorias diversas.

Exposições: “Bendita Seja” Curadoria: Rebeca Souza e Potiguares cenas e poemas. Curadoria: Normanda e Maria da Paz (paizinha)

18/05 – 18h às 20h

EMEF Dr Chateaubriand e EMEF Apolônia Amorim

1º. 2º. Ciclo EJA (Anos Iniciais)

Museu de Arte Popular Paraíba MAPP – Rua Severino Cruz, SN – Centro

O fole de oito baixos e outros sons na voz dos mestres das artes

Atração cultural: Luizinho Calixto e João Calisto. Homenagem a Biliu de Campina.

Exposições: “Bendita Seja” Curadoria: Rebeca Souza e Potiguares cenas e poemas. Curadoria: Normanda e Maria da Paz (paizinha)

19/05 – 18h às 20h

EMEF Anésio Leão

1º e 2º Ciclo EJA (Anos Iniciais)

Museu de Arte Popular Paraíba MAPP – Rua Severino Cruz, SN – Centro

Vozes de mulheres

Atração cultural: Aparecida Pinto e convidadas

(musicista Lua Alves)

Exposições: “Bendita Seja” Curadoria: Rebeca Souza e Potiguares cenas e poemas. Curadoria: Normanda e Maria da Paz (paizinha)

20/05 –  18h às 20h

EMEF Manoel da Costa Cirne e EMEF Tiradentes

1º. 2º. 3º. e 4º Ciclo EJA (Anos Iniciais e finais)

Museu vivo do Nordeste

Rua Manoel Joaquim Ribeiro, 2017 Bodocongó

Roda de conversa: O poder dos Museus e a História de vida na construção da cidadania.

Organizador do diálogo, o curador do espaço museal:  prof. Adonhiran Ribeiro

Visitação ao acervo do “Museu Casa”.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.