Copa do Nordeste: descubra a história e o regulamento da Lampions League

lampions league ceara

Que os brasileiros são fanáticos do futebol não é novidade para ninguém. Faz anos que nosso país é uma das maiores referências deste esporte a nível local e inclusive internacional, sendo o berço de inúmeras estrelas que agora brilham no estrangeiro.

Embora os times mais famosos no exterior se encontrem nas grandes capitais do sul e os campeonatos mais conhecidos sejam o brasileirão ou o campeonato carioca, existem outros torneios que mesmo não sendo conhecidos para muitos, são parte da história deste esporte no Brasil.

Se você curte fazer apostas em futebol, gosta de conhecer a história desta popular prática esportiva e sente um carinho especial pela cultura nordestina, temos certeza que saber mais sobre a Copa do Nordeste lhe parecerá uma ótima ideia.

O que é a Copa do Nordeste e como surgiu

Trata-se de uma das competições regionais mais importantes do futebol brasileiro, cujos jogos são disputados entre diversas equipes do Nordeste do Brasil.

O Nordestão surgiu em 1975 como uma competição intermitente que nos primeiros anos, sendo conhecido como o Torneio José Américo de Almeida Filho e posteriormente chamado de Taça Governador Geraldo Bulhões. Em 1994 passou a ser organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e permaneceu sem modificações até 2004, ano no qual foi cancelada pela instituição por falta de datas.

Vários clubes da região entraram com processos na justiça solicitando o retorno do torneio e ganharam a causa. Portanto, no início de 2010 a CBF autorizou o reinício da Copa, que voltou a se disputar no dia 9 de junho de 2010.

Porque se a conhece como Lampions League

O nome faz referência a uma das maiores figuras do folclore brasileiro: Lampião. Virgulino Ferreira da Silva, um herói para muitos é uma lenda para outros, foi o líder da banda dos cangaceiros de Sinhô Pereira em 1921 que lutou contra as autoridades da época.

Símbolo de resistência e luta, a população do sertão o considera um referente de valores como heroísmo, amor pela terra nordestina e bravura.

Uma curiosidade do torneio é que sua taça tem uma estrutura de nove círculos, que representam a união dos nove estados da região e tem formato orelhudo, como o troféu da Champions League europeia.

Qual é o regulamento da Copa do Nordeste

Este torneio está dividido em 4 fases, sendo uma de grupos e 3 delas confrontos em modalidade mata-mata. Na primeira fase, os 16 times participantes são divididos em dois grupos de 8, chamados de Grupo A e Grupo B.

Neste momento, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B em um único turno, constituindo 8 rodadas classificatórias. Os 4 melhores de cada um dos grupos vão para as quartas de final, mas aquele que ficou em primeira posição disputa o jogo com o quarto do mesmo grupo.

Desses enfrentamentos surgem 4 classificados que se encontram na semifinal em partidas mata-mata. Os 2 vencedores destes jogos disputam a grande final, em formato de ida e volta.

De acordo com o regulamento, a equipe que obtiver a melhor pontuação até a final ganha o direito de jogar o segundo encontro em seu estádio local, o que aumenta a probabilidade de ganhar.

Caso os dois times tiverem igual quantidade de pontos nas partidas finais, deverão jogar pênaltis, sem prorrogação nem tempo adicional de jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.